[CONVITE] Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso de estudantes do curso de Matemática – Licenciatura

No próximo dia 14 de março os estudantes do curso de Matemática – Licenciatura, Helano Andrade e Rodrigo Miranda Ferreira irão defender seus Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC. Rodrigo apresentará o trabalho Reflexões sobre o ensino de vetores na Educação Básica, no auditório do PPGI a partir das 14h. Helano apresentará o trabalho A geometria espacial no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial na sala 201N do CCET, a partir das 15h30. Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor Fábio Luiz Borges Simas, do Departamento de Matemática – DMat. As apresentações são públicas e toda a comunidade acadêmica está convidada.

Serão discutidas algumas reflexões sobre o ensino de vetores aos professores que lecionam este conteúdo no Ensino Médio e, também, para aqueles que pretendem escrever materiais didáticos sobre vetores pensando em representá-lo de um ponto de vista matemático e com base na presença de vetores no cotidiano dos estudantes. As principais fontes de referências foram as pesquisas utilizadas para a elaboração do Capítulo Vetores no Plano, do projeto Livro Aberto de Matemática, além da recém lançada Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático de 2018.

Apresentamos brevemente os principais aspectos da Teoria das Múltiplas Inteligências, de Howard Gardner, dando ênfase a Inteligência de Visualização Espacial. Discutiremos a importância desta habilidade na vida cotidiana e em diversas profissões. Na sequência, discorremos sobre como ela pode ser desenvolvida nas aulas de geometria espacial da Educação Básica e alguns dos possíveis problemas que o professor pode enfrentar com o livro didático e na sua formação. Analisamos as soluções de uma questão da prova de geometria espacial, num curso de formação de professores de Matemática e finalmente apresentamos alguns dos principais testes utilizados para medir a habilidade de visualização espacial.