Licenciatura em Matemática
Nosso curso tem como objetivo a formação de professores de matemática que irão atuar nos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° anos) e no Ensino Médio. A proposta pedagógica se caracteriza por oferecer uma sólida formação Matemática além de permitir um adequado acolhimento ao estudante ingressante, na medida em que contribui para o seu gradativo amadurecimento matemático; proporciona ao nosso estudante investigar, problematizar e transformar as situações da realidade em representação matemática; oferece contato com o pensamento computacional e com diversas tecnologias; traz diferentes disciplinas e atividades voltadas para a prática docente. Desde o início do curso estimulamos e oferecemos oportunidades para que nossos estudantes participem de projetos de iniciação científica, monitoria, iniciação à docência, atividades de extensão, bem como outras atividades complementares. Os professores formados pela Escola de Matemática da UNIRIO, além de ocuparem posições dentro da carreira docente, têm obtido sucesso no ingresso em programas de pós-graduação, tanto nas áreas de educação e ensino de matemática, quanto em matemática e áreas afins.
Coordenação: Prof. Michel Cambrainha
Contato: licmat.coordenacao@uniriotec.br
Secretaria: Werly da Gama dos Santos
Contato: escola.matematica@uniriotec.br
O Curso de Matemática é noturno (de 18h às 22h, exceto possivelmente os Estágios Supervisionados) e oferece 30 vagas em cada semestre letivo. O ingresso se dá por meio do Sisu ou pelo edital de transferência, revinculação e reingresso (link para o edital de vagas ociosas da UNIRIO).
Acesse o Projeto Pedagógico do Curso. Este é o documento oficial que descreve o curso de graduação, com seus objetivos e maneiras de organização.
Para que a comunicação ocorra de modo adequado é necessário ter um e-mail institucional. Caso ainda não tenha, veja como é simples criar um:
- Faça o seu cadastro no Portal ID UNIRIO;
- Em seguida clique na opção de menu E-mail Acadêmico e preencha o formulário;
Clique aqui para conhecer as ementas das disciplinas que compõem a grade curricular da nossa licenciatura.
Se você pretende ingressar no nosso curso será muito bem-vindo! Separamos aqui algumas informações importantes para você!
Nosso curso é noturno – as aulas são das 18h as 22h – e foi pensado para que você cumpra todos os requisitos em 10 períodos (5 anos). No primeiro semestre você já começa automaticamente matriculado nas disciplinas: Geometria Analítica, Fundamentos de Matemática 1, Introdução à Ciência da Computação e Educação Ambiental e Cidadania (veja os horários abaixo).
Caso você deseje, é possível trancar (deixar de fazer) uma das disciplinas. Uma regra geral é que você precisa estar regularmente matriculado em, no mínimo, três disciplinas em cada semestre. Atenção!! Não é possível trancar o curso no primeiro semestre. Somente a partir do segundo período existe essa possibilidade, e você pode permanecer com o trancamento por no máximo 4 semestres consecutivos ou não.
Para que a nossa comunicação ocorra de modo adequado é necessário ter um e-mail institucional. Caso ainda não tenha, veja como é simples criar um:
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Após pouco mais de dois anos com as atividades remotas devido a pandemia de COVID-19, no primeiro semestre de 2022 retornamos com as aulas presenciais!
Aqui estão, disponíveis para download, os trabalhos de conclusão de curso (TCC) já defendidos.
Autor | Ano | Título | Arquivo |
---|---|---|---|
Gabriel Braga Bóia | 2023 | Padrões aritméticos em música e sua utilidade para composição | |
Matheus Salgueiro Farias | 2023 | Teatro e matemática e a produção de “Procuram-se: Aventureiros Matemáticos” | |
Luiz Felipe Ferreira da Silva | 2022 | A trajetória de um aluno do curso de licenciatura em matemática | |
Thais Basilo | 2022 | Em busca de uma prática matemática afrocentrada e o meu encontro com a minha ancestralidade | |
Josinéia Alves Cerqueira | 2022 | A matemática e os jogos: a importância dos jogos de matemática desde as séries iniciais | |
Afonso Rangel | 2022 | Discussões sobre o uso de história no ensino de matemática: teoria e prática | |
Flávio Cezario | 2022 | ||
Ana Sheila Viana de Medeiros | 2022 | O uso de calculadoras gráficas para tratamento de dados no ensino básico | |
Rodolfo de Araújo Bezerra | 2022 | ||
Ana Carolina Lopes Habib | 2022 | Educação financeira na perspectiva da educação matemática crítica | |
Pedro dos Santos Carpi Filho | 2022 | Resolução de Provas de Matemática do ENCCEJA: | |
Pâmella Teixeira Mendes Penna Souza | 2022 | ||
Beatriz Ribeiro Cabral | 2022 | Viés de gênero no ensino de matemática: a influência da escola | |
Dagman dos Santos Machado | 2022 | ||
Heloísa Helena Ferreira | 2022 | Educação Estatística para tomada de decisão desde os anos iniciais | |
Nicholas Vilete de Souza | 2022 | Cálculo funcional de matrizes aplicado a um problema de equações diferenciais ordinárias | |
Christian Amaral Tardem | 2021 | ||
Gabriela Augusto Torres | 2021 | Discussões sobre a construção de uma sequência didática de matemática a partir do jogo Can’t Stop | |
Mário Rogério Vasconcellos de Sousa | 2021 | ||
Daniella da Silva Gonzaga | 2021 | ||
Melissa Ferreira Silva do Nascimento | 2021 | A evasão dos cursos de Licenciatura em Matemática: um olhar de duas Universidades Públicas | |
Raphael Mol Freitas | 2021 | ||
Bruno Braga Carvalho | 2021 | ||
Luiza Felippe Rosalba de Almeida | 2021 | O Ensino de Estatística abordado em um ambiente de modelagem matemática | |
Mônica Maria de Deus Campos de Araújo | 2021 | ||
Tarso Boudet Caldas | 2021 | ||
Diego Souza Ferreira do Nascimento | 2021 | A matemática do som: estudando a interdisciplinaridade em aspectos da matemática aplicada | |
Bruno Cavalcanti de Araújo Souto Santos | 2021 | Ensino de Funções no Ensino Médio: Uma abordagem tecnológica. | |
João Lucas Santos Braga | 2020 | Uma aplicação de Teoria de Grupos em Teoria Musical | |
Cassiano de Oliveira Amorim | 2020 | Gráficos táteis para estudantes com deficiência visual: um manual prático para o professor de matemática | |
Ana Carolina Bortolami Leite | 2020 | Relato de experiência no programa a Unirio nas olimpíadas brasileiras de matemática | |
Leonardo Borges do Prado Mota | 2020 | Uma classificação e análise das demandas cognitivas das questões sobre função do Exame Nacional do Ensino Médio entre os anos de 2009 e 2019 | |
Igor Gomes | 2020 | Uma introdução às Curvas de Bézier e sua relação com as animações digitais | |
Nelson Junqueira de Barros Filho | 2019 | Uma introdução as cadeias de Markov e uma interessante aplicação a criptografia | |
Rodrigo Miranda Ferreira | 2019 | Reflexões sobre o ensino de vetores na Educação Básica | |
Daniel de Mello Araújo | 2019 | Sequências Numéricas no cubo mágico: uma proposta didática para os anos iniciais | |
Flávio de Azevedo Custódio | 2019 | O Teorema dos Quatro Quadrados | |
Pedro Duque | 2018 | Da Onda ao Reverb: Equação da Onda no R^3 e Aplicações Acústicas | |
Maria Cristina Sardinha Moreira | 2018 | Estudantes de Licenciatura em Matemática UNIRIO: Quem são, o que fazem, como pensam? | |
Sônia Maria Pereira | 2018 | Mentalidades Matemáticas: o poder dos erros e das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de análise combinatória | |
Mônica Limeira de Azeredo | 2018 | O Programa OBMEP na Escola como formação continuada e os saberes docentes | |
Jaqueline O. Mesquita | 2018 | Modelagem Matemática no Ensino Básico | |
Letícia Maia da Cruz | 2017 | Problemas Clássicos da Teoria de Grafos | |
Thuane Rodrigues | 2017 | Divisão de Frações: Utilizando o conceito de Partição e Materiais concretos para auxiliar a compreensão do algoritmo “inverte e multiplica” | |
Erick Cargnel | 2017 | Alguns Teoremas de Ponto Fixo e Aplicações | |
Raphael Esposito | 2016 | Teoria Matemática do Controle aplicada ao problema do Pêndulo | |
Ana Clara Buçard | 2016 | Flocos de Neve: Matemática e Física a serviço da beleza | |
Luiz Antônio Claro Neto | 2016 | A Renda Fixa no Brasil sob a Ótica da Educação Financeira | |
Michel S. Salazar | 2016 | Resolução de equações polinomiais de grau 3 e 4 | |
Bruno G. Neto | 2016 | Testes de Primalidade e a Segurança do Sistema de Criptografia RSA | |
Guilherme da Silveira | 2014 | O Scratch como ferramenta no ensino de matemática | |
Renato Borseti | 2013 | PageRank: Uma aplicação prática para as Cadeias de Markov |
A Comissão de Matrícula é uma equipe de professores do curso designados pela Escola de Matemática com as seguintes obrigações:
- Orientação acadêmica do aluno no ato de sua inscrição em disciplinas para o período letivo.
- Avaliação e concessão de aproveitamento de estudos, que confere ao aluno, transferido ou graduado, a dispensa em disciplina(s) para fins de integralização curricular.
- Análise da solicitação de prorrogação do prazo máximo de integralização curricular feita pelo aluno e o estabelecimento do número de períodos necessários para a prorrogação, a serem submetidos ao Colegiado do Curso.
- Apoio aos alunos com rendimento escolar deficiente, investigando as causas dessa situação e propondo ações preventivas necessárias (Resolução nº 2624/2005).
- Análise da situação acadêmica do aluno que apresente rendimento escolar deficiente e a emissão de parecer, fundamentando a indicação de jubilamento.
- Análise e emissão de parecer nos processos relativos a ex-alunos que solicitem sua reintegração à Universidade/Curso.
- Análise e emissão de parecer nos casos de:
- Revisão de nota.
- Solicitação de nova avaliação.
- Perda de prazo para 2ª chamada.
- Perda de prazo para trancamento.
- Perda de prazo para matrícula.
- Outros fatos relativos ao cotidiano acadêmico do aluno.
A orientação acadêmica tem por objetivo auxiliar o estudante da graduação, oferecendo o suporte de um professor nos momentos em que precisa tomar alguma decisão que possa ter impacto em sua formação. Por isso, o estudante deve, sempre que achar necessário, procurar a coordenação do curso para obter orientações no que diz respeito a inscrição em disciplinas, trancamento de disciplina ou de curso ou para sanar eventuais dúvidas quanto à forma de conduzir os estudos.
Veja as resoluções do Consepe que tratam da Comissão de Matrícula e do aproveitamento de disciplinas.
Michel Cambrainha (DMat – Coordenador do Curso)
Cristiane Melo (DMat)
Loisi Carla (DMat)
Marcelo Rainha (DMat)
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é composto por um grupo de professores e possui atribuições consultivas, propositivas e de assessoria sobre matérias de natureza acadêmica. É corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso, além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Responsável por:
a) Acompanhar a criação, implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso, do qual é co-responsável por sua elaboração, contribuindo para a consolidação do perfil profissional do egresso do Curso;
b) Atualizar, quando necessário, o Projeto Pedagógico e conduzir os trabalhos de Reforma Curricular para aprovação no Colegiado do Curso e nas demais instâncias;
c) Analisar e avaliar o planejamento dos componentes curriculares
como, por exemplo, disciplinas, estágios e atividades complementares, zelando pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
d) Supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do Curso definidas pelo Colegiado e acompanhar a programação estabelecida a fim de superar os pontos frágeis do Curso apontados pelo processo avaliativo;
e) Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de
pesquisa e extensão, oriundas de necessidades do Curso, de exigência do mercado de trabalho, e afinadas com as políticas públicas relativas á área de conhecimento;
f) Acompanhar as atividades do Corpo Docente, recomendando ao
Colegiado do Curso a indicação ou substituição de docentes, quando necessário.
Atualmente fazem parte do Núcleo Docente Estruturante:
Michel Cambrainha (DMat – Coordenador do Curso)
Alexandre Silva (DMQ)
Bruna Moustapha (DMat)
Diego Matos (DMat)
Loisi Carla (DMat)
Marcello Amadeo (DMat)
Ronaldo Busse (DMat)
A regulamentação do Núcleo Docente Estruturante foi aprovada na resolução nº 3531, de 09/11/2010, publicada no Boletim Interno de 12/11/2010. Veja aqui a resolução nº 3688 de 17/08/2011 que alterou o Parágrafo 1º do Artigo 4º da resolução anterior.Michel Cambrainha
A Comissão interna de auto-avaliação do curso (CIAC) é responsável pela elaboração e aplicação, semestralmente, de instrumentos destinados a autoavaliação do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade presencial.
Conforme a resolução N° 3.690, de 17 de agosto de 2011, são atribuições da Comissão Interna de Autoavaliação dos Cursos de Graduação – CIAC:
a) Estruturar o processo de autoavaliação das condições de implantação/implementação dos Cursos de Graduação pertencentes às Unidades Acadêmicas;
b) Elaborar instrumentos de avaliação contendo as dimensões referentes às condições de infra-estrutura e atendimento nas Unidades Acadêmicas onde os cursos se efetivam, tendo como parâmetros as três dimensões constantes nos Instrumentos de Avaliação Externa elaborados pelo INEP: Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente, Corpo Discente e Corpo TécnicoAdministrativo e Instalações Físicas;
c) Analisar e sistematizar os dados, interpretando os resultados, para elaborar relatórios de autoavaliação e emitir pareceres sobre as dimensões que afetam a qualidade das atividades desenvolvidas nas Unidades Acadêmicas;
d) Apresentar relatório de autoavaliação aos Colegiados dos Cursos da Unidade Acadêmica, aos Núcleos Docentes Estruturantes, à PROGRAD buscando-se contribuir com o processo de autoavaliação e aprimoramento da qualidade dos Cursos de Graduação na UNIRIO.
Atualmente fazem parte da CIAC:
Felipe Rafael Ribeiro Melo (Presidente)
Elvira Carvajal (Discente)
Luzia da Costa Tonon Martarelli
Maria Beatriz Assunção Mendes da Cunha
Nicole Louisi Amorim Raposo (Discente)
Werly da Gama dos Santos (Técnico-administrativo)
[ATENÇÃO] – CLIQUE AQUI para responder o questionário da Comissão Interna de Avaliação do Curso (CIAC), cujo período de avaliação é 2022.1, iniciado em abril de 2022.
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