Seminário Pesquisa & Prática! “Educação Matemática Crítica” com Denner Barros

Iniciando a temporada 2022.2 do “Seminário Pesquisa & Prática!” da EMAT/UNIRIO, teremos nessa quinta-feira, 27 de outubro, às 16h30, nosso colega professor Denner Dias Barros (UNIRIO) com a palestra de abertura “Educação Matemática Crítica: preocupações e possibilidades“.

Serão emitidos certificados de participação cuja carga horária pode ser usada como Atividades Complementares.

Resumo: A Educação Matemática Crítica é constituída por preocupações sobre a Educação Matemática rompendo com o discurso da neutralidade e permitindo que a Matemática seja vista com seu potencial para fomentar discussões sobre a sociedade. Sendo assim, alguns conceitos, como: foregrouns, cenários para investigação e leitura e escrita de mundo com a matemática foram desenvolvidos e aprofundados com o intuito de favorecer a visibilidade e participação de diferentes grupos no contexto educativo e para que discussões fundamentais na formação de cidadãos críticos façam parte das aulas de matemática. Portanto, o objetivo desse seminário é apresentar os pressupostos da Educação Matemática Crítica e possibilidades educativas que possam emergir da teoria.

Link para a palestra no YouTube

Contamos com sua participação! Compartilhe nas redes sociais!

Sigam a Escola de Matemática da UNIRIO no Instagram: @escola_matematica

Inscrevam-se no canal da EMat no YouTube, ativem as notificações e participem de todos os seminários: Escola Matemática