Veja abaixo as ementas das disciplinas.
Ementa: Sistemas lineares. Matrizes. Escalonamento. Eliminação gaussiana. Determinantes. Espaços vetoriais R² e R³. Geometria dos sistemas lineares. Produto interno. Operadores matriciais em R² e R³. Geometria desses operadores.
Período: 4º
Pré-requisitos: Geometria Analítica; Fundamentos de Matemática 3.
Ementa: Espaços vetoriais, bases, dimensão, coordenadas. Transformações lineares, isomorfismos, Teorema do Núcleo e da Imagem, representação de uma transformação linear via matrizes. Autovalores e autovetores, polinômio característico, diagonalização de operadores. Espaços vetoriais com produto interno. Aplicações.
Período: 5º
Pré-requisitos: Álgebra Linear 1
Ementa: Conhecimentos matemáticos para o ensino dos seguintes tópicos: Polinômios: produtos notáveis e fatoração, Equações, Inequações, variável e incógnita, proporcionalidade, plano cartesiano, funções, gráficos, sistemas lineares, matrizes, sequências e progressões.
Período: 7º
Pré-requisitos: Álgebra Linear 1
Ementa: Limites de funções, Funções Contínuas, Derivadas, Integral de Riemann.
Período: 9º
Pré-requisitos: Introdução à Análise Real, Cálculo 1B
Ementa: Polinômios com coeficientes em R ou C. Anéis com ênfase sobre polinômios. Homomorfismo de Anéis.
Período: 7º
Pré-requisitos: Aritmética
Ementa: Propriedades dos inteiros, divisibilidade, Algoritmo de Euclides. Equações diofantinas lineares. Congruência. Aplicações.
Período: 5º
Pré-requisitos: Fundamentos de Matemática 3
Ementa: Conhecimentos matemáticos para o ensino dos seguintes tópicos: Algoritmos (modelos) das operações; regras de sinais; MDC; MMC; comensurabilidade e incomensurabilidade; representação decimal; Números Reais: construção, reta real, operações com radicais; Números Complexos: contextualização, o plano complexo, modelos geométricos das operações;
Período: 6º
Pré-requisitos: Aritmética
Ementa: Limites. Continuidade. O conceito de derivada. Regras de derivação, problemas envolvendo taxas de variação, regra da cadeia, derivada da função inversa, derivadas das funções elementares. Aplicações das derivadas: classificação de pontos críticos, Teorema do Valor Médio, problemas de máximos e mínimos. Polinômio de Taylor e aproximações de funções. Formas indeterminadas e a Regra de L’Hôpital. Esboço de gráficos de funções.
Período: 2º
Pré-requisitos: Fundamentos de Matemática 1
Ementa: Integrais indefinidas, propriedades da integral, integração por substituição. Integrais definidas, interpretações como área, trabalho, etc. Propriedades e cálculo de integrais definidas. O Teorema Fundamental do Cálculo. A regra da substituição, integração por partes. A função logaritmo definida como uma integral. Aplicações da integral definida ao cálculo de áreas e volumes. Integrais impróprias. Equações diferenciais de 1ª ordem. Caminhos e equações paramétricas de curvas, derivadas e integrais de caminhos.
Período: 3º
Pré-requisitos: Cálculo 1A
Ementa: Funções de duas variáveis, gráficos, curvas de nível, limite e continuidade. Funções com três ou mais variáveis, derivadas parciais, derivadas de ordem maior, planos tangentes e aproximações lineares, diferenciais, regra da cadeia, derivadas direcionais, vetor gradiente, superfícies de nível. Pontos críticos: máximos, mínimos e pontos de sela. Máximos e mínimos condicionados, multiplicadores de Lagrange. Integrais duplas sobre retângulos, integração repetida, integrais duplas sobre regiões genéricas do plano, integrais duplas em coordenadas polares, aplicações das integrais duplas.
Período: 4º
Pré-requisitos: Cálculo 1B
Ementa: Funções complexas notáveis, diferenciação, integração, séries.
Período: 10º
Pré-requisitos: Introdução à Análise Real
Ementa: Princípio Multiplicativo. Permutações. Combinações. Permutações circulares e com repetição. Combinações completas. Princípio da Inclusão e Exclusão para três e quatro conjuntos. Triângulo de Pascal. Binômio de Newton. Polinômio de Leibniz. Princípio da Casa dos Pombos. Introdução à Teoria de Grafos.
Período: 5º
Pré-requisitos: Fundamentos de Matemática 3
Ementa: Noção de sistema. Estrutura e sistema. Organização da Educação Nacional: do período jesuítico ao contexto atual. Educação na Constituição Federal de 1988. Lei 9394/96. Educação: direitos e deveres; finalidades e objetivos. Responsabilidade dos entes federados para com a Educação. Responsabilidades dos estabelecimentos de ensino, dos docentes e da comunidade para com a Educação. O Plano Nacional da Educação. Os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Período: 4º
Pré-requisitos: —
Ementa: A didática enquanto organizadora do trabalho pedagógico. O contexto histórico-crítico, a relação educação-sociedade e suas interfaces com a Didática. A interdisciplinaridade. A didática enquanto disciplina de mediação e emancipação da prática educativa.
Período: 3º
Pré-requisitos: —
Ementa: A educação matemática escolar no Brasil: fundamentos históricos e políticos. Uma introdução à Educação Matemática: seus contextos e suas tendências. As avaliações de grande porte e o seu papel na formação do estudante. O livro didático: critérios para análise e utilização em sala de aula. Metodologias para o Ensino da Matemática.
Período: 4º
Pré-requisitos: Didática
Ementa: Estudo de questões educacionais relativas ao meio ambiente, considerando a inter-relação homem-natureza, especificamente no que se refere ao ambiente de vida das pessoas, dentro de uma abordagem inter e multidisciplinar dos aspectos: político, ético, econômico, social, ecológico, evolutivo, histórico, cultural, etc
Período: 1º
Pré-requisitos: —
Ementa: Estrutura, funcionamento e cotidiano de escolas com diferentes realidades educacionais/sociais. Conhecimento das atividades docentes dentro de uma escola (a ser escolhida), para além da aula propriamente dita. Estrutura organizacional e física da escola (a ser escolhida).
Período: 5º
Pré-requisitos: Dinâmica e Organização Escolar
Ementa: Planejamento anual. Planejamento de aula. Exercício da regência. Reflexões sobre as observações da prática de outros professores.
Período: 6º
Pré-requisitos: Estágio Supervisionado 1
Ementa: Planejamento anual. Planejamento de aula. Exercício da regência. Reflexões sobre as observações da prática.
Período: 7º
Pré-requisitos: Estágio Supervisionado 2
Ementa: Adaptações curriculares (PCN). Especificidades do ensino de matemática para alunos com necessidades educacionais especiais (seleção de alguns casos de deficiências para aprofundamento). Planejamento de aula. Exercício da regência. Reflexões sobre as observações da prática.
Período: 8º
Pré-requisitos: Estágio Supervisionado 3
Ementa: Principais Variáveis aleatórias Continuas e Discretas. Distribuição de Probabilidade. Método de Estimação. Teste de Hipótese. Análise Multivariada e Modelo Linear Generalizado.
Período: 6º
Pré-requisitos: Estatística para Educação Básica; Álgebra Linear 1
Ementa: Formular pesquisa. Análise exploratória. Probabilidade. Amostragem. Inferência.
Período: 2º
Pré-requisitos: —
Ementa: Funções, função afim, função quadrática, funções polinomiais e racionais, função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas e suas inversas
Período: 1º
Pré-requisitos: —
Ementa: Números naturais e inteiros. Números racionais. Números reais. Números complexos.
Período: 2º
Pré-requisitos: —
Ementa: Teoria ingênua de conjuntos. Relações de equivalência. Noções de lógica matemática e sentencial. O método dedutivo.
Período: 3º
Pré-requisitos: Fundamentos de Matemática 2
Ementa: Círculo, polígonos convexos e ângulos. Congruência e semelhança. Lugares geométricos básicos (mediatriz, bissetriz, arco capaz). Pontos notáveis de um triângulo (baricentro, circuncentro, incentro e ortocentro). Inscrição e circunscrição de polígonos no círculo. Teorema de Tales e Semelhança de figuras planas. Relações trigonométricas no triângulo. Áreas de figuras planas: triângulos, quadriláteros notáveis, polígonos regulares e círculo.
Período: 2º
Pré-requisitos: —
Ementa: Transformações Geométricas do plano, projeção no espaço e vistas ortogonais.
Período: 3º
Pré-requisitos: Geometria 1
Ementa: Seções cônicas e as definições geométricas das cônicas. Propriedades óticas (refletoras) das cônicas. Noções básicas de Geometria Espacial de Posição. Noções de prismas e pirâmides. Volumes de sólidos: Princípios de Cavalieri. Poliedros regulares, Teorema de Euler. Axiomas da geometria euclidiana. Introdução às geometrias não-euclidianas.
Período: 4º
Pré-requisitos: Geometria 1
Ementa: Coordenadas no plano e no espaço. Vetores no R² e R³. Equações de retas, circunferências, planos e esferas. Equações de cônicas.
Período: 1º
Pré-requisitos: —
Ementa: Conhecimentos matemáticos para o ensino dos seguintes tópicos: Teorema de Tales, Semelhança e Congruência, Teorema de Pitágoras, Lugar Geométrico, Transformações Geométricas, Vistas, Trigonometria, Áreas e Volumes, Princípio de Cavalieri, Planificação de Sólidos, Seções Cônicas.
Período: 5º
Pré-requisitos: Geometria 3
Ementa: Origens da matemática. Matemáticas na antiguidade: Mesopotâmia; Egito e Grécia. Sistemas de numeração. Separação entre aritmética e geometria pelos gregos. Os Elementos de Euclides. Matemáticas no medievo: islâmica, hindu e européia. Transição para a Europa ocidental. O desenvolvimento da álgebra. Revolução científica e seus impactos para matemática. Introdução de métodos algébricos na geometria, a geometria de Descartes. Origens e desenvolvimento do cálculo: Newton e Leibniz. Os fundamentos do cálculo diferencial e integral. O desenvolvimento dos conceitos de função e continuidade no século XVIII. Os diversos conflitos na legitimidade dos números complexos e negativos. Aspectos gerais do desenvolvimento da matemática no século XIX.
Período: 8º
Pré-requisitos: Aritmética
Ementa: Conjuntos finitos e infinitos, Números Reais, Sequências e Séries de números Reais, Topologia da Reta.
Período: 8º
Pré-requisitos: Fundamentos de Matemática 3
Ementa: Noções de arquitetura dos computadores; sistemas operacionais; banco de dados, redes, laboratório de programas aplicativos.
Período: 1º
Pré-requisitos: —
Ementa: Os materiais didáticos para o ensino de matemática. O uso de materiais manipuláveis na sala de aula de matemática. Os tipos de pensamento matemático. Os tipos de atividades e tarefas matemáticas. Atividades matemáticas multimodais para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. O papel do laboratório de ensino de matemática na escola.
Período: 6º
Pré-requisitos: Prática de Ensino 1
Ementa: As tecnologias digitais no ensino de Matemática. Ensino híbrido. Ambientes virtuais de aprendizagem. Softwares educativos. Ferramentas tecnológicas para avaliação. Elaboração de atividades multimodais digitais para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
Período: 7º
Pré-requisitos: Prática de Ensino 1
Ementa: Língua Brasileira de Sinais e suas singularidades linguísticas. Vivência da LIBRAS a partir do contato direto com um(a) professor(a) surdo(a). Implicações do Decreto n° 5.526 para a prática escolar e formação do(a) professor(a).
Período: 8º
Pré-requisitos: —
Ementa: Conceitos Fundamentais. Juros Simples e Compostos. Taxas de Juros. Rendas ou Anuidades. Sistemas de Amortização.
Período: 3º
Pré-requisitos: —
Ementa: O Método Científico; Tipos de Pesquisa; Redação do Trabalho Científico; Normas da ABNT.
Período: 9º
Pré-requisitos: —
Ementa: Modelo matemático. Relações de Recorrência. Dinâmica populacional. Equações Diferenciais Ordinárias de segunda ordem com coeficientes constantes. Modelos físicos: mecânica, gravitação universal, eletromagnetismo. Noções de Equações Diferenciais Parciais. Equação da Onda. Equação do Calor. Problema de Dirichlet.
Período: 7º
Pré-requisitos: Cálculo 2
Ementa: O Contrato Didático. Planejamento: discussões teóricas sobre o plano de aula.
Período: 5º
Pré-requisitos: Dinâmica e Organização Escolar
Ementa: Objetivos do ensino de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. O currículo do Ensino Fundamental. A problemática da avaliação. Metodologias para o ensino de Matemática.
Período: 6º
Pré-requisitos: Prática de Ensino 1
Ementa: Objetivos do ensino de Matemática no Ensino Médio. O currículo do Ensino Médio. Metodologias para o ensino de Matemática.
Período: 7º
Pré-requisitos: Prática de Ensino 2
Ementa: Características de diferentes deficiências, transtornos e superdotação. Plano Educacional Individualizado (PEI). Aplicativos para o ensino de cegos e com baixa visão. Adaptações no processo de avaliação (PCN´s).
Período: 8º
Pré-requisitos: Prática de Ensino 3
Ementa: As relações entre Psicologia e Educação. Fatores intrapessoais e sócio-ambientais do processo ensino aprendizagem. Conhecimento psicológico e prática educativa.
Período: 2º
Pré-requisitos: —
Ementa: Acompanhamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso por intermédio de apresentações das etapas de execução sob a forma de seminários.
Período: 10º
Pré-requisitos: Metodologia Científica
Científico-culturais
Cálculo Avançado
Cálculo Numérico
Filosofia da Ciência e da Tecnologia
Filosofia da Matemática
Física I
Física Experimental
Física III
Geometria Diferencial
Introdução à Análise Funcional
Introdução à Criptografia
Introdução à Filosofia
Introdução à Teoria de Galois
Introdução à Topologia Geral
Introdução às Eq Diferenciais Parciais
Introdução aos Sistemas Dinâmicos
Teoria dos Grafos
Teoria de Grupos
Teoria Qualitativa das Eq. Diferenciais
Tópicos Especiais de Estatística
Tópicos Especiais de Informática
Tópicos Especiais de Matemática
Pedagógicas / Prática como Componente Curricular
Currículo
Educação e Filosofia
Educação e Sociologia
Educação Especial
Educação Popular e Mov. Sociais
Epistemologia
Gestão Educacional
Imagem e Educação
Pensamento e Linguagem
Política Educacional
Tópicos Especiais de Educação Matemática
Para ver as ementas dessas disciplinas, consulte o Projeto Pedagógico do Curso
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