Palestrante: Professora Jéssica Lins

Resumo: A Lei 10.639/2003, depois atualizada e ampliada pela Lei 11.645/2008, é fruto de décadas de reinvindicações e conquistas de movimentos sociais negros e indígenas, que culminaram na obrigação legal de inserção de histórias e culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas nas instituições de ensino. Essas políticas fazem parte de um conjunto de Ações Afirmativas que visam a reparar e reduzir desigualdades ao passo em que reconhecem e valorizam a diversidade étnico-racial brasileira. Nesse cenário de busca por fortalecimento de identidades e de direitos, qual o papel que nós, educadoras e educadores matemáticos, desempenhamos? Quais as possibilidades para denunciar o modo como o racismo interfere nas ações educativas e de pesquisa? Como anunciar modos de superar e transformar essa realidade? O que vem sendo feito para tomada de consciência política e histórica da diversidade em Educação Matemática? O que ainda podemos fazer? Neste encontro, conversaremos sobre princípios e possibilidades para pesquisa e prática antirracista, construídas a partir do esforço coletivo de pessoas engajadas na luta por uma educação (matemática) justa para todas as pessoas.

21 de novembro de 2024

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