Perspectivas Decoloniais para a Formação de Professores de Matemática: atuando em rachaduras
Assumindo uma opção decolonial, este projeto de pesquisa visa investigar e promover práticas formativas que visibilizem conhecimentos não-hegemônicos, deslocando seres e saberes dos lugares que, tradicionalmente, ocupam nas fronteiras demarcadas pela colonialidade. A agenda do projeto focaliza dois eixos temáticos: (1) tratamento de questões étnico-raciais em matemática; e (2) hierarquias produzidas em espaços de formação, nas relações entre professores, estudantes e conhecimento matemático.
Coordenação
Prof. Diego Matos Pinto (DMat)
Profa. Bruna Moustapha (DMat)
Equipe
Daniella da Silva Gonzaga (egressa Lic. Matemática/UNIRIO)
Thaís Cristina dos Santos Basilo (egressa Lic. Matemática/UNIRIO)
Thayna Cristina da Silva (bolsista IC/UNIRIO)
Victor Pinheiro do Nascimento (bolsista PIBIC/CNPq/UNIRIO)
Gabrielle Alves Fonseca de Castro (bolsista BIA/UNIRIO)
Nayhan Mota de Sá Viana (voluntário)
Contato
diego.matos@uniriotec.br
bruna.correa@uniriotec.br