Perspectivas Decoloniais para a Formação de Professores de Matemática: atuando em rachaduras

Assumindo uma opção decolonial, este projeto de pesquisa visa investigar e promover práticas formativas que visibilizem conhecimentos não-hegemônicos, deslocando seres e saberes dos lugares que, tradicionalmente, ocupam nas fronteiras demarcadas pela colonialidade. A agenda do projeto focaliza dois eixos temáticos: (1) tratamento de questões étnico-raciais em matemática; e (2) hierarquias produzidas em espaços de formação, nas relações entre professores, estudantes e conhecimento matemático.

Coordenação

Prof. Diego Matos Pinto (DMat)

Profa. Bruna Moustapha (DMat)

Equipe

Daniella da Silva Gonzaga (egressa Lic. Matemática/UNIRIO)

Thaís Cristina dos Santos Basilo (egressa Lic. Matemática/UNIRIO)

Thayna Cristina da Silva (bolsista IC/UNIRIO)

Victor Pinheiro do Nascimento (bolsista PIBIC/CNPq/UNIRIO)

Gabrielle Alves Fonseca de Castro (bolsista BIA/UNIRIO)

Nayhan Mota de Sá Viana (voluntário)

Contato

diego.matos@uniriotec.br

bruna.correa@uniriotec.br

Compartilhe!