O fenômeno das fake news: formação de crenças sob a ótica pragmatista e a Educação Matemática
Palestrante: Leandro de Oliveira Souza (Universidade Federal de Uberlândia)
Resumo: Poucas pesquisas em Educação Matemática têm se debruçado sobre as novas dinâmicas de comunicação com foco na análise de discursos propagados por notícias falsas. É preocupante este fenômeno social: notícias que se utilizam de argumentos matemáticos para nortear, moldar e refletir a opinião pública e o pensamento popular a partir de informações enganosas. Nesta palestra iremos conversar sobre o papel da Educação Matemática no processo de fortalecimento da democracia. Utilizaremos como exemplo um vídeo divulgado em um canal do YouTube, em que são utilizados argumentos matemáticos para convencer a opinião pública a respeito de determinado ponto de vista. Os procedimentos teórico-metodológicos se apoiam na teoria pragmatista de fixação de crenças e na verificação do conteúdo matemático, a análise adotou uma abordagem qualitativa. O estudo sobre um cenário de fakenews e desinformação permitiu observar que discursos matemáticos atrelados à ideologia da certeza matemática são responsáveis pela fixação de crenças e formação de opinião pelo método da autoridade e tenacidade. Conclui-se que modelos matemáticos e discursos matemáticos utilizados em ambientes virtuais de comunicação podem ser responsáveis por camuflar o fator humano das decisões políticas e ofuscar a visibilidade de variáveis éticas e de moralidade.
17 de novembro de 2022
16h30