Nota do Departamento de Matemática

Reprodução de trecho da Ata da 109ª Reunião Ordinária do Departamento de Matemática realizada em 28 de novembro de 2024.

“Sobre os acontecimentos de 6 de maio de 2024, conforme nota publicada pela Reitoria, quando manifestantes do movimento grevista interromperam e impediram que alguns professores do CCET ministrassem suas aulas, o colegiado do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) vem esclarecer o seguinte:

Uma docente lotada no Departamento de Matemática havia aderido à greve, e estava aplicando uma última atividade previamente combinada com sua turma e com o Centro Acadêmico da Matemática, quando teve sua aula interrompida por um grupo de estudantes e docentes do movimento grevista. Sentindo-se intimidada e impedida de exercer seu direito, a docente registrou um relato sobre a situação junto à Ouvidoria da UNIRIO. Diante disso, seguindo os procedimentos internos, foi aberto um processo de apuração junto à Comissão de Ética para investigar os fatos,  mantendo a observância dos direitos de todos os envolvidos, em respeito às normas que regem o funcionalismo público.

Desde então, diversas entidades, como o ANDES Nacional e outras seções sindicais, têm manifestado apoio aos docentes citados no relato que fazem parte da ADUNIRIO e que compunham o Comando Local de Greve. Algumas dessas manifestações incluíram acusações de racismo e de perseguição política, difamando este Departamento e a UNIRIO.

O Departamento de Matemática reitera que repudia, de forma veemente, qualquer tipo de discriminação, assim como qualquer tentativa de intimidação, constrangimento ou silenciamento de uma docente que, no exercício de seu direito, utilizou os canais institucionais para relatar o ocorrido. Aguardamos os resultados das investigações conduzidas pela Comissão de Ética, confiando que a justiça e a verdade serão alcançadas.

Por fim, destacamos que os docentes do Departamento de Matemática sempre se pautaram pelo cumprimento de suas responsabilidades acadêmicas e institucionais com seriedade e respeito, seguindo as normas da universidade e respeitando as decisões coletivas de seus colegas.”

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *