Análise das inserções de história da matemática nos livros didáticos aprovados pelo PNLD

A integração entre a história da matemática e o ensino de matemática tem sido amplamente debatida nas últimas décadas. É bastante comum se deparar com informações históricas nos livros didáticos de matemática. Através dessas informações, que denominamos como inserções históricas, os estudantes costumam ter o primeiro contato com a história da matemática. Além disso, sabemos que os livros didáticos são referências importantes para que os professores planejem suas aulas. Mas, será que essas informações são relevantes para o aprendizado? Que imagem da matemática elas fomentam? O grupo de pesquisa CHEMat (Coletivo de História no Ensino de Matemática) propõe esta pesquisa a fim de investigar que história da matemática estudantes e professores da educação básica têm tido acesso.

Profa. Aline Bernardes (DMat/UNIRIO)

Prof. Cleber Haubrichs (IFRJ/Nilópolis)

Bruna Moustapha Corrêa (DMat/UNIRIO) – pesquisadora

Marcello Amadeo (DMat/UNIRIO) – pesquisador