A UTILIZAÇÃO DE SONS NA ELABORAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palestrantes: Professores Simone Vasconcelos da Silva (UnB) e Jeferson Vilela Eiras (SEE-DF)
Resumo: Esta palestra visa apresentar de forma crítica as práticas e intervenções vivenciadas no processo de criação e aplicação de um jogo educacional voltado para estudantes com deficiência visual. A pesquisa teve um caráter inovador ao propor a utilização de recursos tecnológicos e auditivos para a criação de jogos matemáticos, diferindo-se da abordagem já conceituada que emprega materiais manipuláveis para esta finalidade. O objetivo é que o jogador solucione um mistério por meio de pistas e sons e avance no jogo à medida que faz associações corretas entre trechos de áudios e gráficos de funções. Verificou-se que esta experiência foi capaz de despertar a motivação, a autonomia e o interesse dos alunos, favorecendo a exploração e a significação dos conteúdos matemáticos propostos.
01 de agosto de 2024