Nova avaliação de rendimento escolar tem resultado divulgado

Foi divulgado o resultado de uma nova avaliação diagnóstica da educação no estado do Rio de Janeiro, a avaliação intitulada Programa Conhecer. Essa nova avaliação pedagógica, aplicada pela Secretaria Estadual de Educação nas escolas, visa avaliar os conhecimentos dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática.

As provas foram aplicadas em abril para os alunos de fim de ciclo, ou seja, do nono ano, que estão terminando o Ensino Fundamental, e do terceiro ano, que estão terminando o Ensino Médio. Realizada em dois dias, os alunos tiveram duas horas para resolver 26 questões de Português num dia e 26 questões de Matemática no dia seguinte. A prova não foi obrigatória, com isso dos 110555 alunos da rede estadual, cerca de 84 mil alunos participaram do exame, cujo resultado surpreendeu negativamente.

O resultado ficou abaixo do esperado pela Secretaria Estadual de Educação. A média, avaliada de zero a dez, em Matemática foi de 2,8 e em Português foi de 5,5. A melhor média de Matemática foi 6,9 em Campos  e a melhor média de Português foi 7,6, também em Campos. O pior resultado em Matemática foi 1,3 em Barra do Piraí e em Português o pior resultado foi em Angra dos reis, que obteve nota 2,0. A Secretaria Estadual de Educação acredita que a prova Conhecer ajudará a identificar as necessidades de cada escola, para assim mudar a situação atual.

Mais uma avaliação deverá ser aplicada no segundo semestre deste ano e a previsão do secretário estadual de educação é estender esta avaliação às escolas do município do Rio de Janeiro, para que seja possível avaliar o ensino nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Fonte: https://g1.globo.com

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *