Atlética de Cara Nova

Numa versão repaginada e moderna, ressurgiu neste ano a Atlética do curso de Matemática da UNIRIO. De cara nova, com uma nova estética e novos “Crânios”, como são chamados seus membros, a Atlética vem cheia de novas ideias e muita energia. A Associação Atlética Acadêmica de Matemática e Estatística da Unirio (A.A.A.M.E) surgiu da iniciativa dos alunos Matheus Andrade, Brida Shehata, Ingra Aragão e Gabriel Fragale. Desde então vem sido desenvolvido projetos para o crescimento da ideia e uma divulgação pesada junto aos alunos. Por meio de parcerias e incentivos dos próprios alunos, foi possível o início dos treinos de algumas modalidades e a participação de torneios, como os Jogos Financeiros. Mesmo com todos esses avanços, ainda é difícil ter atletas o suficiente para participar de todos os esportes, sendo esse o maior desafio. Para Matheus Andrade, presidente da organização estudantil, é uma felicidade imensa fazer parte diretamente desse momento do curso. Segundo ele “ser escolhido como presidente da Atlética foi de uma gratificação tão grande! Desde que Brida, Ingra, Gabriel e eu sentamos para conversar sobre a criação da atlética, foi desenvolvido um trabalho pesado com muito suor e carinho pelo curso. Após o lançamento, tivemos um retorno que não esperávamos em pouco tempo. Bernardo, Marina e Pedro vieram compor nosso time de diretoria com o intuito de ajudar na organização. Muitas outras pessoas se identificaram e pediram para participar. Conseguimos contato com outras atléticas, participamos de jogos grandes, eventos e por fim criamos o nosso próprio. Sábado dia 08/06/2019 foi um dia muito especial para o nosso projeto. Com o Atlética Day, nossa Atlética foi lançada oficialmente para todos os alunos do curso de matemática e com isso vieram mais interessados no nosso projeto. Estou realmente feliz e orgulhoso de todos nós que trabalhamos duro pra termos um curso mais unido e familiar”.

Além de promover a integração dos alunos e movimentar a vida social no ambiente acadêmico, a organização estudantil visa promover campeonatos esportivos. Dentre as modalidades esportivas ofertadas encontramos basquetebol, cabo de guerra, futebol, voleibol, entre outros. Bernardo Fontoura, um dos responsáveis da Atlética, relatou que uma das dificuldades enfrentadas no início foi recrutar atletas, principalmente por se tratar de um curso noturno e muitos trabalharem, porém contornaram o problema com treinos aos fins de semana.

Num curso como o de Matemática, cuja evasão é muito grande, a Atlética possui um papel importante, uma vez que seus integrantes ajudam a criar um espírito de equipe, estabelecendo assim uma forte ligação entre os alunos e a universidade. Marina Fraga, aluna do curso e uma das responsáveis pela Atlética, falou sobre a importância da organização estudantil, após ficar um tempo afastada da atividades acadêmicas. Segundo ela, retornar a faculdade e descobrir que tinha uma atlética, deu mais vontade de continuar no curso, apesar das dificuldades. Para Marina, atuar como uma das responsáveis das atividades desenvolvidas pela Atlética proporcionou mudar em muitos aspectos, tais como interagir com os demais alunos do curso e também mostrar que um trabalho em grupo pode ser perfeito, a medida que todos se empenham nele.

Desde de seu retorno, em fevereiro deste ano, muitas atividades já foram desenvolvidas, como a recepção dos calouros, a integração com os cursos de Administração Pública e Sistemas de Informação para a participação dos Jogos Financeiros, que aconteceu em Vassouras-RJ, a participação e apoio ao movimento “É Bálburdia Mesmo?”, que protestou contra os cortes na educação, e o Atlética Day, que proporcionou uma maior integração dos alunos.

A Atlética do curso de Matemática já se prepara para recepcionar os novos calouros de 2019.2 e tem como meta aumentar o número de atletas participantes, além de formar um torcida organizada.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *